quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

NOÇÕES DE ASTRONOMIA - I
ASTRÔNOMOS: são os especialistas no estudo dos astros.
UNIVERSO: conjunto de planetas, estrelas, satélites e muitos outros astros, além do espaço entre eles. O tamanho do Universo é tão grande que a distância entre os corpos celestes é calculada com a velocidade da luz, é o ANO-LUZ.
CÁLCULO DO ANO-LUZ
1 ano = _____ dias; 1 dia = _____ horas; 1 h = _____ minutos e 1 min. = _____ segundos.
Um raio de luz percorre aproximadamente 300 000 quilômetros em um segundo. Em um ano ele atravessa: ________________________________ Aproximadamente: ___ trilhões de km.
GALÁXIA: é um agrupamento de astros, poeira e gases. Existe uma diversidade de galáxias que diferem entre si quanto à forma e ao tamanho, entre outras características. Estima-se que no Universo existam cerca de 100 bilhões de galáxias, cada qual com uma média de 100 bilhões de estrelas. A galáxia mais importante em nossos estudos é a Via Láctea, pois é nela que o nosso planeta se localiza. A Via Láctea tem um disco central cercado por braços que formam uma espiral. Um dos braços recebe o nome de Órion e nele se encontra o Sistema Solar.
ASTRO: nome comum dado a todos os corpos celestes. Os astros podem ser:
a.ASTROS LUMINOSOS: possuem luz e calor próprios. Ex: estrelas.

b. ASTROS ILUMINADOS: não possuem luz e calor próprios. Ex: planetas, satélites, cometas,
asteroides e os meteoros.
ESTRELAS: são astros luminosos que variam de tamanho, temperatura e distância em relação à Terra. O Sol é uma estrela composta de dois gases: o hidrogênio e o hélio. A temperatura externa do Sol é de 6000o C e no núcleo aproximadamente 16 milhões de graus Celsius.
PLANETAS: são astros iluminados que se movimentam ao redor de uma estrela. Ex: a Terra (gira ao redor do Sol).
SATÉLITES NATURAIS: são astros iluminados que giram ao redor de um planeta. Ex: a Lua.
COMETAS: astros iluminados formados por partículas sólidas, gases e gelo.
ASTERÓIDES OU PLANETÓIDES: fragmentos de astros entre Marte e Júpiter.
METEOROS: partículas de poeira ou pedaços de rocha que percorrem o espaço velozmente. Entrando na atmosfera desintegram-se (meteoritos), são chamados “estrela cadente”.
Obs: Em 1784, foi encontrado na Bahia, o maior meteorito a atingir o solo brasileiro. Ele foi batizado de Bedengó, pois foi achado perto de um riacho que leva esse nome. Pesando quase 6 toneladas, ele está exposto no Museu Nacional do Rio de Janeiro.

A ORIGEM DO UNIVERSO
·         Entre 13 e 15 bilhões de anos atrás, tudo o que existia no Universo se concentrava em um único ponto, muito denso e quente. Ocorreu, então, uma grande explosão (conhecida como BIG BANG), dando origem ao processo de formação das galáxias.

·         O Sistema Solar formou-se muito tempo depois do BIG BANG, aproximadamente há5 bilhões de anos atrás.

·         A Terra era no início uma bola de fogo que foi se resfriando. Gases e vapores liberados pelo resfriamento se acumularam em torno dela. Das nuvens carregadas surgiu a chuva.

·         Com o resfriamento da superfície da Terra formou-se uma camada sólida, formada de rochas que forma hoje a CROSTA TERRESTRE ou LITOSFERA.

·         As chuvas formaram os rios, mares e oceanos a cuja camada hoje chamamosHIDROSFERA.

·         A camada gasosa ao redor da Terra é a chamada ATMOSFERA.

·         BIOSFERA = LITOSFERA + ATMOSFERA + HIDROSFERA.
SISTEMA SOLAR
·         O sistema solar recebe esse nome porque apresenta uma estrela chamada Sol.

·         A Terra faz parte do grupo de 8 planetas que compõem o sistema solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno (enunciadas aqui em ordem de afastamento do Sol).

·         As principais características de cada planeta são as seguintes:
MERCÚRIO: pequeno planeta, o mais próximo do Sol, não apresenta satélites.
VÊNUS: quase do tamanho da Terra, muito brilhante (conhecido com “estrela d’alva” ou “estrela matutina ou vespertina”), não apresenta satélites.
MARTE: menor que a Terra de cor avermelhada (conhecido como “Planeta Vermelho”), possui dois satélites – Fobos e Deimos.
JÚPITER: volume de 1300 vezes superior ao da Terra (conhecido como “Gigante dos Mundos”), possui 63 satélites sendo o maior Ganimedes.
SATURNO: o mais bonito do Sistema Solar por apresentar centenas de belíssimos anéis. Possui 49 satélites.

URANO: Planeta gasoso (200 graus abaixo de zero), com 27 satélites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário