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Itens a
serem analisados
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Formando na
sala de aula grupos de no máximo 3 alunos preencha as seguintes informações
técnicas: ano escolar/turma/nomes/números/dedicatória - Cada aluno dedicará suas pesquisas a um
químico famoso de sua preferência. Selecionará uma das suas descobertas e
fará uma aplicação real ou imaginária segundo exemplos que serão dados em
sala de aula.
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Página título: ÁTOMO E MATÉRIA –
com desenho em movimento
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Introdução – Apresentação do trabalho
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1.
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Pesquise o planeta Terra: o dia que ela parou, os seus 14
movimentos e o peso dela.
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2.
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Dormir: 4/10/ 1582 – Acordar: 15/10/1582 (11 dias depois). Como
isso foi possível?
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3.
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Escala de Mohs
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4.
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Pedras que crescem – como crescem e exemplos de alguns tipos
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5.
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Como transformar em diamante: grafite, cinzas de cremação e
caldo de cana de açúcar.
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6.
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Por que o gelo flutua?
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7.
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Os 7 estados físicos da matéria: Sólido, Líquido, Gasoso,
Plasma, Condensado de Bose-Einstein, Plasma de Quarks e Gluões e Fluído
Estruturado.
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8.
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Por que uma
panela de ferro não pega fogo, e o bombril que é de ferro, pega?
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9.
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Por que fervura amolece a batata e endurece o ovo
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10.
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Formas básicas dos flocos de gelo
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11.
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Pesquise sobre a água: Pontes de hidrogênio, água dura e o poder
da meditação sobre ela (vídeo)
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12.
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Por que a água do mar é salgada? A água do mar está cada dia
mais doce ou mais salgada?
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13.
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Clepsidra – Relógio de água
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14.
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Por que o vidro é classificado como líquido?
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15.
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A lenda do Boitatá não tem um fundo de verdade?
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16.
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STM – Microscópio de Tunelamento Eletrônico e foto da estrutura
da matéria obtida com o STM
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17.
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Qual a diferença entre fusão nuclear e fissão nuclear Cite aplicações. Como o Sol
“pega fogo” sem oxigênio?
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18.
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As 12 partículas elementares do átomo
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19.
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O que é Nano? Cite aplicações. O que é Angstron? Cite
aplicações.
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20.
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Prove que um relógio parado anda mais depressa que um relógio em
movimento.
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sábado, 4 de fevereiro de 2017
GINCANA "ÁTOMO E MATÉRIA" - 9o ANO
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